Praça do Largo da Esplanada


Home  »  Pontos TurísticosAtrações TurísticasCidade Bom Jesus da Lapa   »   Praça do Largo da Esplanada

Praça do Largo da Esplanada

No dia 04 de dezembro de 2020 a Praça do Largo da Esplanada em Bom Jesus da Lapa foi inaugurada. A antiga Praça da Bandeira que recebeu por centenas de anos um número incalculável de pessoas, agora proporciona uma visão muito mais harmônica do Santuário do Bom Jesus da Lapa. Uma obra que, além da bela arquitetura romana a qual foi inspirada, reflete uma história de luta dos comerciantes no entorno da Igreja da Lapa.

Praça do Largo da Esplanada em Bom Jesus da Lapa
A Praça do Largo da Esplanada engrandece o entorno do Santuário

Praça do Largo da Esplanada engrandece o entorno do Santuário

Existentes há mais de três séculos, as romarias de Bom Jesus da Lapa ganharam um significativo aumento quanto ao número de visitantes na cidade. Estima-se que não só nesse período, mas no ano todo, até 2 milhões de turistas aportam no munícipio para conhecer suas belezas, sua história, cultura e os costumes de seu povo.

O número impressiona e atesta que a Capital Baiana da Fé só cresce. Por isso, sobretudo nos últimos anos, ela precisou ser contemplada com certas melhorias, mais alinhadas à organização e ao conforto: foi preciso se reinventar para receber e acomodar tantas pessoas interessadas em suas riquezas.

Além disso, essas alterações no panorama urbano intentam oferecer aos lapenses um lugar cada vez melhor para morar, e aos romeiros uma experiência ainda melhor em sua visita à cidade. Os turistas têm mais opções para explorar o turismo em Bom Jesus da Lapa e se envolver com a cultura local.

Assim, acompanhando a mudança do tempo e as novas condições que ora vão surgindo, Bom Jesus da Lapa ganha detalhes diferenciados, que progressivamente alteram sua arquitetura, de modo a operar melhorias capazes de engrandecer e fortalecer seu potencial turístico.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Esplanada do Santuário: organizando o coração da cidade

A Esplanada do Santuário é sem dúvida o coração da cidade, o local sempre mais movimentado, mais colorido pelo ir e vir dos transeuntes. Foi lá, aliás, que o município nasceu e se tornou fértil ao desenvolvimento.

O belo visual do Morro do Bom Jesus da Lapa, que abriga a Igreja de Pedra e Luz, um verdadeiro monumento natural decorado com preciosas imagens sacras, a torre erigida na entrada principal, em formato de castelo medieval, as obras em bronze do artista Deocleciano Martins de Oliveira Filho. Estes são apenas alguns, dos muitos fatores responsáveis para que esse cenário tão complexo em encantos, definitivamente se configure como o epicentro lapense.

Pensando nisso, em dezembro de 2020, o espaço ganhou várias melhorias com a instalação da Praça do Largo da Esplanada, cuja vista de quem vem da Rua Coronel Avelino Bastos e se depara com o Santuário é deslumbrante!

Através da execução do projeto, a Prefeitura Municipal buscou requalificar o entorno do Santuário, propiciando uma maior facilidade no que se refere à locomoção dos romeiros ao redor das grutas, dando vazão ao fluxo de peregrinos sem maiores incômodos ou aglomerações.

A modificação na área levou em conta, igualmente, que uma grande parcela dos fiéis tem uma idade mais avançada.  A Praça do Largo da Esplanada foi construída de modo a não permitir entrada de veículos onde as pessoas transitam, trazendo ainda mais segurança, especialmente para idosos.

Praça do Largo da Esplanada Bom Jesus da Lapa
Obras em bronze do artista Deocleciano Martins Oliveira Filho contornam a Praça do Largo da Esplanada

A Praça do Largo da Esplanada: investimento, estética de excelência e harmonia

Norteando a empreitada, estava o intuito de ofertar um local condizente com a estética de excelência naturalmente encontrada no Morro do Bom Jesus, complementando-a. Conforme a Prefeitura, o valor do investimento na obra foi de R$2 milhões.

As alterações que resultaram na Praça do Largo da Esplanada tiveram em vista não apenas a funcionalidade do espaço físico, mas proporcionar uma espaço que prezasse pela harmonia ao ar livre, a diversificação da paisagem e o embelezamento daquelas proximidades.

É importante ressaltar que a fé nos milagres de Bom Jesus da Lapa renova-se em três épocas distintas. A Romaria da Terra e das Águas tem início em julho, mas o principal evento ocorre no dia 6 agosto. É a Romaria do Bom Jesus, que reúne mais de 500 mil pessoas. Em setembro, há também a Romaria de Nossa Senhora da Soledade.

Ainda nesse sentido, outras festas atraem grande número de pessoas, como a Festa do Divino Espírito Santo, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Festa de Santa Luzia, dentre outras, e agora poderão se beneficiar desse espaço amplo da Praça do Largo da Esplanada. 

A ideia da Praça do Largo da Esplanada é disponibilizar uma estrutura cada vez melhor para os romeiros e turistas que anualmente visitam cidade de Bom Jesus da Lapa, além de valorizar o espaço engradecendo a visão do Santuário.

YouTube video

Arcos e arquitetura romana

Antes, o local era chamado de Praça da Bandeira. Agora, denominada Praça do Largo da Esplanada, ganhou traços do estilo romano, com a presença de arcos característicos das construções italianas.

Esse detalhe vem se ajustar ao conjunto arquitetônico já presente na Praça da Fé e na Praça Monsenhor Turíbio Vilanova, também inauguradas em 2020, que presentearam a população lapense e os turistas com ambientes totalmente planejados, dando uma nova cara à cidade.

A Praça do Largo da Esplanada está entre as praças mais bonitas de Bom Jesus da Lapa, mas o contexto ao qual está inserido, junto ao Santuário faz com seja a praça de maior importância, especialmente em período de romaria.

Arcos e arquitetura romana Bom Jesus da Lapa

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

O comércio em Bom Jesus da Lapa e sua reestruturação

Em Bom Jesus da Lapa o dinamismo econômico é ancorado nas atividades comerciais e de serviços relacionados às romarias, que guardam a sua gênese junto aos primeiros povoamentos do local. A ida ao comércio, aliás, é uma das alternativas de lazer para turistas e romeiros.

O comércio da região aproveita os períodos de romaria como fonte de renda e outrora se espalhava pelos arredores do Santuário. Logo, várias barracas surgiram nas cercanias da Igreja de Pedra e Luz. Por décadas foi assim, e, conforme crescia a fama da cidade, o comércio aumentava e se diversificava.

Até a década de 1990, no período em que havia maior fluxo de romeiros e visitantes, os comerciantes montavam suas barracas em frente ao Santuário para vender artigos religiosos e lembranças de Bom Jesus da Lapa. Mas foi em 1994 que houve a fixação dessas barracas, em um projeto realizado pela própria prefeitura, sendo ofertado aos comerciantes a possibilidade de adquirirem o espaço físico através de financiamento pelo Banco do Nordeste.

A partir de 2013, contudo, várias modificações foram empreendidas pelo Ministério Público e pela Prefeitura, visando a organização, padronização e profissionalização da cidade como roteiro turístico de qualidade. Inúmeras ações específicas e gerais foram executadas com o propósito de transformar o “modus operandi” de fazer as romarias, que vinha sendo utilizado por mais de 300 anos, com poucas inovações.

Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa
O antigo estacionamento do Santuário deu lugar ao sanitário e caso do lixo

Dignidade para os vendedores no Shopping do Romeiro

Nesse sentido, foram realizadas diversas tratativas. Algumas delas, com os proprietários das barracas, motivaram as modificações na infraestrutura da região para melhor receber os turistas e os romeiros.

 A ideia era encontrar soluções satisfatórias a todos e sobretudo ao Santuário, o maior cartão postal da cidade. Já nas romarias efetuadas em 2013, essas alterações puderam ser sentidas no trânsito, no comércio e na segurança.

O projeto de reorganização das barracas em frente ao Santuário iniciou-se no segundo semestre de 2014 e, para a execução das obras nesse local, boa parte desses estabelecimentos foram realocados em outra área.

Esse ponto de escoamento foi o Shopping do Romeiro, inaugurado em 25 de julho de 2015, onde é comercializado principalmente artigos religiosos e souvenires, distribuídos em um complexo de 84 lojas próximo à entrada da gruta principal.

praca do largo da esplanada bom jesus da lapa 13
O Shopping do Romeiro está à esquerda da Praça do Largo da Esplanada, em direção ao Santuário

Além de proporcionar um ambiente adequado aos visitantes da cidade, o local trouxe dignidade aos vendedores, que têm uma enorme importância para o cotidiano econômico da cidade.

Impossível visitar o Santuário do Bom Jesus da Lapa sem visitar o Shopping do Romeiro localizado à esquerda de quem está indo em direção à Igreja da Lapa, na Praça do Largo da Esplanada.

Fotos da Praça do Largo da Esplanada em Bom Jesus da Lapa

Para que você que gosta de fotos de Bom Jesus da Lapa, a seguir você pode conferir 18 belíssimas imagens da Praça do Largo da Esplanada em Full HD, de autoria do próprio Central da Lapa.

A fim de evitar que esta publicação demore muito tempo para carregar, disponibilizamos as fotos em uma galeria fora dessa publicação. Para ver as fotos da Praça do Largo da Esplanada em Bom Jesus da Lapa, em alta qualidade, clique no botão abaixo:

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Mapa do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.