Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa


Home  »  TurismoCidade Bom Jesus da Lapa   »   Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

O Turismo Religioso em Bom Jesus da Lapa atrai mais de 2 milhões de pessoas por ano, que vem para participar das romarias e festas religiosas, pedir uma benção ou pagar uma promessa pela graça alcançada, ou simplesmente para conhecer essa cidade maravilhosa cuja história para os visitantes é no mínimo interessante.

Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa
Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa na pandemia – 15/09/2021
BANNER CHIQUINHO 900X600

Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Seja pela arquitetura, pela fé ou pela história, as igrejas e templos são um dos grandes atrativos turísticos de diversas cidades ao redor do mundo. Em Bom Jesus da Lapa não é diferente. Na cidade, a Igreja de Pedra e Luz, uma gruta descoberta no século 17, é a estrela maior do local.

A beleza do lugar fertilizou tudo que se avizinha a ela: não foi por acaso que ao redor do Santuário tudo cresceu. E junto com isso veio também o desenvolvimento do turismo religioso em Bom Jesus da Lapa.

Conhecida por anualmente ser destino de romarias, o município é realçado como um dos maiores cenários místicos e da fé cristã no Brasil. Assim, Bom Jesus se destaca em relação às demais cidades baianas porque é detentora de um dos mais esplendorosos santuários do mundo, um enorme instrumento natural que evoca especialmente a fé cristã, no país.

O Santuário do Bom Jesus da Lapa atrai anualmente milhares de visitantes, entre romeiros, devotos, turistas e demais expectadores, em especial nos meses entre julho e outubro, quando a cidade realiza três grandes manifestações religiosas: a Romaria da Terra e das Águas, a Romaria do Bom Jesus e a Romaria de Nossa Senhora da Soledade.

É principalmente nessa época do ano que a cidade fica mais viva, colorida e ruidosa, ao ver chegar em suas ruas, praças, hotéis, pousadas, restaurantes e estacionamentos, tantos visitantes. A Romaria ao Bom Jesus, aliás, é a terceira maior do Brasil, depois de Aparecida, em São Paulo, e do Círio de Nazaré, no Pará.

Melhores Hotéis
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Hotéis em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Fé e hospitalidade

Os turistas, além de terem um encontro com a fé, podem aproveitar a hospitalidade do povo local e toda a estrutura do lugar, que aos poucos vem sendo aperfeiçoada. A programação da cidade, é claro, também é orientada pelo Santuário. É através dele que se regulam as missas, as homenagens e variadas procissões que perfazem o cotidiano religioso de Bom Jesus da Lapa

Turismo religioso Bom Jesus da Lapa
O turismo religioso em Bom Jesus da Lapa com número limitado de pessoas

Os peregrinos buscam, nesse reduto de fé, milagres, agradecer as benfeitorias que obtiveram, e ao mesmo tempo têm à disposição belas paisagens, como a do Velho Chico, que majestosamente banha a cidade.

Assim, com suas belezas naturais e grutas sagradas, nesses mais de três séculos, a cidade transformou-se em porto de viajantes e visitantes de paragens brasileiras e estrangeiras, que encontram nesta terra um espaço de devoção e também de descanso não apenas físico, mas igualmente de alívio espiritual na reunião com Deus. 


Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Shopping do Romeiro

Nesse sentido, um dos espaços preparados para os visitantes é o Shopping do Romeiro, projetado especialmente para oferecer comodidade, acolhimento e uma estrutura organizada aos turistas.

No local, que abriga 84 lojas, há uma variedade imensa de artigos religiosos, mas também roupas, acessórios, artesanato, eletrônicos. Inaugurado em 2015, o Shopping foi pensado com o objetivo de recepcionar da melhor maneira possível aqueles que se dirigem ao Santuário e que vêm de todos os cantos do Brasil e do mundo.

esplanada do santuario shoping do romeiro
Shopping do Romeiro faz parte do turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Além disso, no Shopping do Romeiro também é possível encontrar lanches e refeições, funcionando igualmente como um local onde a comunidade se reúne. Assim, o espaço realmente veio somar na cidade, como mais um importante instrumento para o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa.


Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Museu do Santuário

Outro ponto interessante e que precisa ser visto por quem quer conhecer mais detalhes da religiosidade na cidade é o Museu do Santuário Memorial Padre Lucas Kocik. O espaço foi inaugurado em 2012, pelos Missionários Redentoristas da Bahia.

No local, pode ser encontrada uma infinidade de objetos históricos, fotografias e documentos. Juntos, eles narram a trajetória do Santuário. Também há muitas peças utilizadas pelos antigos bispos e padres, muitos itens sacros, que foram guardados pelo Padre Lucas Kocik – não é à toa que o Museu recebeu o nome dele. Tais peças litúrgicas falam não apenas da história de Bom Jesus, mas do próprio catolicismo no Brasil.

Museu do Santuário Memorial Padre Lucas Kocik
O Museu do Santuário tem grande importância para o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Para que se tenha uma ideia da importância religiosa de peças expostas no Museu do Santuário, há dois relicários, de origem espanhola, que guardam ossos de Santa Luzia e de São Sebastião.

Todavia, o Museu respeita a diversidade religiosa e também possui uma parte destinada a elementos de outras crenças, expondo toda a beleza da cultura e religião afrodescendente, por exemplo.

Melhores Locais de Alimentação
em Bom Jesus da Lapa

Fizemos um Guia de Melhores Locais de Alimentação em Bom Jesus da Lapa.
Para conferir é só clicar no botão logo abaixo.

Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova

Outro local que muito agrada a quem busca o turismo religioso em Bom Jesus é a Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova. Ela foi inaugurada no final de 2020, contemplando a Capital Baiana da Fé com uma belíssima arquitetura inspirada no estilo italiano.

A Praça faz uma homenagem àquele que foi um dos maiores colaboradores no que se refere ao progresso da cidade. E nela o padre ganhou uma estátua de aproximadamente 4 metros, que saúda quem visita o município. O local também faz referência a períodos marcantes na trajetória do lugar, mostrando como foi que Bom Jesus nasceu e se desenvolveu, sendo elevada à categoria de cidade.  

Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova
Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova

No chamado “Circuito da Fé”, Bom Jesus da Lapa dispõe ainda da Praça da Fé e da Praça do Largo da Esplanada. Tudo inaugurado nos últimos dois anos, para encantar os visitantes e trazer pontos atrativos, verdadeiramente pensados para agradar os peregrinos. 


Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Ciclo de Bronze

Quem visita Bom Jesus da Lapa ainda pode conferir o extraordinário trabalho do artista Deocleciano Martins de Oliveira [1906-1974]. Há nove obras do escultor, em bronze, na Esplanada do Santuário, sendo retratados os apóstolos, e também o Monge da Soledade, simbolizando a chegada de Francisco de Mendonça Mar.

Desembargador nascido em Barra (BA), Deocleciano ficou conhecido, pela suas habilidades artísticas, como “O escultor da Justiça”. A série de estátuas criadas por ele faz parte do que o próprio artista denominou como “Ciclo do Bronze”. Tal Ciclo refere-se a um projeto com o qual ele desejava dotar de estátuas em bronze as cidades ribeirinhas, enriquecendo a cultura dos núcleos populacionais do Velho Chico.

Ciclo de Bronze em Bom Jesus da Lapa
Ciclo do Bronze por Deocleciano Martins de Oliveira

Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa

Comércio e serviços aquecidos

No Brasil, o turismo religioso movimenta cerca de 20 milhões de viagens por ano e é responsável por injetar R$ 15 bilhões na economia brasileira, aquecendo atividades do comércio e serviços com a geração de emprego e renda.

Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo (MTur), anualmente são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé (turistas, sem contar excursionistas). Somando-se os excursionistas, é possível se chegar a 18 milhões de viagens com essa motivação. Em relação aos turistas estrangeiros que vêm ao Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 30 mil ao ano.

No que se refere especificamente ao contexto do Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa, dados de 2015, coletados junto ao setor de tributação da Prefeitura, revelam que na cidade existem 1787 estabelecimentos comerciais varejistas em geral.

Toda essa rede recebe a prosperidade trazida pela Igreja de Pedra e Luz através da grande circulação de pessoas no município. A ida ao comércio, aliás, é uma das alternativas de lazer e ponto de encontro para turistas e romeiros.

Guia de Turismo

Esta página é parte do Guia de Turismo de Bom Jesus da Lapa.
Para acessar o conteúdo completo clique no botão logo abaixo.

Posts mais recentes de turismo no Blog

Experimente navegar por nossas publicações no Blog do Central da Lapa.
Publicamos diversos artigos com muita história, fotos e notícias de Bom Jesus da Lapa.

Encontre outros conteúdos em nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.